Ceará visa aproveitar potencial de usinas FV flutuantes em reservatórios

Objetivo é reduzir custos com energia e expandir para necessidades do polo de produção de H2V
Ceará visa aproveitar potencial de usinas FV flutuantes em reservatórios
Companhia busca investir em energia solar para garantir a sustentabilidade das operações. Foto: Wilson Inácio

A Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) do Estado do Ceará, por meio da Gefen (Gerência de Eficiência Energética), criada em julho deste ano, está avançando para a geração de energia renovável em suas estruturas.

Carlos Alberto Teixeira, gerente de eficiência energética, explica que o setor estuda formas de aproveitar o potencial de geração fotovoltaica em reservatórios do Estado. Uma das opções analisadas é a geração de energia em usinas flutuantes.

Os conjuntos de manobra presentes nas Estações Elevatórias 00 e 01, em Pacatuba, já estão preparados para receber investimento na autoprodução tanto para consumo da própria Companhia quanto para comercialização em outras situações, como no Mercado Livre de Energia.

O objetivo inicial é reduzir os custos com energia elétrica, que é o 2ª maior custo da empresa, para depois expandir os usos, como para necessidades do polo de produção de H2V (hidrogênio verde).

“Na busca por um modelo sustentável de transferência de recursos hídricos que atenda todos os interesses da população cearense, é importante que a Cogerh percorra esse caminho de inovação no uso da energia solar para garantir a sustentabilidade da sua operação“, afirmou Teixeira. 

Reforma nas estações

Dentre outras ações da Gefen, foi feita uma reforma para atualização das salas de painéis do conjunto de manobra das estações elevatórias 00 e 01, ao lado do Açude Gavião, um dos principais reservatórios para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.

A subestação elétrica também foi reformada, com mais um transformador para garantia das operações que atendem cerca de 4 milhões de habitantes, além de atender as demandas hídricas do Porto do Pecém.

Além disso, a Gerência trabalha para aquisição e instalação de inversores de frequência e um sistema de controle de monitoramento mais avançado nas EE-0 e EE-1. Isso irá reduzir o consumo de energia ao diminuir o acionamento das bombas hidráulicas.

Sala de painel. Foto: Governo do Ceará/Reprodução

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.