A mineira CEI (Companhia Energética Integrada) e a NPIM (Nebras Power Investment Management BV), afiliada integral da Nebras Power QPSC – grupo de investimentos em energia do Qatar – anunciaram uma parceria para promover o crescimento do setor elétrico no Brasil.
A joint venture consiste em uma nova marca que já irá operar e administrar 18 usinas hidrelétricas no país – que somam 72 MW de potência instalada – um portfólio de mais de 13 GW em projetos fotovoltaicos e a BEI – empresa de operação, manutenção e engenharia para usinas de geração de eletricidade.
Outro ponto destacado é que o acordo tem como objetivo acelerar o crescimento da companhia por meio de aquisições de ativos operacionais e desenvolvimento e construção de projetos greenfield, que referem-se a novos empreendimentos.
“Esta parceria consolida o caminho de expansão do grupo CEI no mercado de energia. Tem um potencial enorme em um momento de grandes transformações no segmento, o que abrirá ainda mais oportunidades”, disse Romero Ferreira, CEO da CEI Energética.
“A CEI tem em seu DNA a busca constante por inovação e crescimento, atuando na geração, desenvolvimento, comercialização e prestação de serviços no setor elétrico. Acreditamos na evolução do país e queremos ser protagonistas deste”, acrescentou.
Segundo Mohammed Nasser, presidente do Conselho da Nebras Power, para o grupo, impulsionar o crescimento do mercado de energia brasileiro ressalta a principal meta, que é identificar e investir em oportunidades lucrativas e vibrantes em segmentos tanto desenvolvidos quanto emergentes.
“Estamos orgulhosos de formar esta empresa que ajudará a fortalecer o setor de energia no Brasil e fornecer eletricidade limpa e confiável, ao mesmo tempo em que proporcionará um impulso econômico às comunidades locais”, enfatizou.
“O que estamos testemunhando é um novo marco para a Nebras. Este co-empreendimento é o culminar de trabalho árduo e planejamento estratégico e irá alavancar nosso talento e experiência para desenvolver e supervisionar uma grande variedade de projetos de eletricidade sustentável. Além disso, expandirá consideravelmente o alcance da Nebras no Brasil e fortalecerá nosso portfólio e ambições regionais na América Latina”, finalizou.
Tanto a Nebras quanto a CEI tem como plano incluir a adoção de tecnologias inovadoras e um compromisso com a construção sustentável, fornecendo soluções de energia dedicadas para residências e indústrias.