A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) anunciou Santiago Gonzalez Gil, CEO da Amara Net Zero, como novo coordenador da associação no estado da Bahia. Com a nomeação, a entidade passa agora a ter representantes em 12 estados brasileiros.
Segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a proposta é reforçar a “colaboração regional no desenvolvimento de políticas públicas, programas e incentivos na área de energia solar, no sentido de promover o crescimento econômico e sustentável nos estados e, ao mesmo tempo, ampliar o mercado fotovoltaico de forma pulverizada no país”.
Atualmente, o estado da Bahia possui potência instalada de 1,94 GW, somando as grandes usinas solares e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos.
Somente na GD (geração distribuída),a Bahia já superou a marca de 587,1 MW instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo mapeamento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O território baiano é o estado brasileiro com maior potência operacional em grandes usinas e o sétimo colocado no ranking dos estados com maior potência instalada em geração distribuída no país, com 4,3% do total.
São mais de 65,7 mil sistemas operacionais instalados e 91,6 mil unidades consumidoras de energia elétrica que já fazem uso da tecnologia, com redução na conta de luz, mais liberdade de escolha e mais sustentabilidade.
“Vale destacar, portanto, que o estado da Bahia é atualmente um ator principal na transição energética para contribuir com a descarbonização e combate às mudanças climáticas na região e, por ser um relevante centro de desenvolvimento da energia solar, representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, com capilaridade para todos os municípios no estado, sendo uma atração de investimentos privados”, aponta Gonzalez.
O novo representante da ABSOLAR na Bahia integra a lista de coordenadores estaduais presentes no Acre, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. A intenção da entidade é cobrir todos os estados da federação.