A cervejaria 4Beer inaugurou seu primeiro sistema de energia fotovoltaica na unidade localizada no 4º Distrito de Porto Alegre, região composta pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá.
“Aproveitamos o amplo espaço que temos no telhado do 4º Distrito para produzir uma energia limpa e renovável. O investimento nos possibilita fazer uma produção mais sustentável, gerando o menor impacto ambiental possível. A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, explica Caio de Santi, sócio da 4Beer.
Projetado pela Elysia, o sistema fotovoltaico vai suprir cerca de 70% do consumo de energia elétrica da unidade, onde a empresa produz e comercializa diversos tipos de cerveja artesanal. Em um ano de funcionamento, o sistema deve proporcionar uma economia de aproximadamente R$ 67 mil para os cofres da 4Beer, segundo estimativa dos técnicos da Elysia.
A expectativa da 4Beer é que o sistema entre em funcionamento ainda no primeiro trimestre deste ano. Ao total, são 188 painéis solares. Segundo a empresa, a capacidade de geração média no mês será de 7.000 kWh.
O projeto foi desenvolvido pela Elysia, que também é responsável pela homologação, instalação e monitoramento do sistema.
Mais investimentos na fonte solar
De acordo Caio de Santi, sócio da 4Beer, a cervejaria pretende adotar um sistema de energia solar fotovoltaica em todas as unidades da empresa.
O investimento na fonte fotovoltaica compõe o plano de aumento da produção de cervejas, processo iniciado ainda em 2020 com a substituição de parte do maquinário da fábrica. A meta é dobrar a capacidade produtiva para atender à expansão da rede de franquias.
“A geração de energia solar também se encaixa no nosso projeto de ampliação produtiva, algo que estava no nosso radar há algum tempo. Com o sistema fotovoltaico, conseguimos unir a concretização das metas econômicas e ambientais”, afirmou Santi.
Atualmente, a capacidade produtiva da cervejaria é de 40.000 litros/mês, com a operação de 80 torneiras, somando todas as unidades. A fábrica emprega 20 funcionários.