O Chile inaugurou nesta semana a Ceme 1, complexo situado na região de Antofagasta com capacidade instalada de 480 MW. De acordo com a empresa de geração de energia elétrica, Generadora Metropolitana, o empreendimento é o maior do país.
A usina é privada e possui 882.720 módulos fotovoltaicos com inclinação fixa no sentido leste-oeste, instalados em uma área equivalente a 370 campos de futebol, além de ocupar uma superfície de 435 hectares.
O complexo que gera energia suficiente para atender meio milhão de residências pertence à Generadora Metropolitana, uma propriedade do grupo francês EDF e da empresa chilena Andes Mining & Energy. No total, a usina terá linha de transmissão de 9,6 km que será conectada ao SEN (Sistema Elétrico Nacional) do Chile.
“A inauguração do projeto fotovoltaico Ceme1 é um novo passo para que o nosso sistema elétrico deixe de depender dos combustíveis fósseis e para que avancemos em direção à descarbonização da nossa matriz energética”, disse o ministro da Energia, Diego Pardow, citado em comunicado da empresa, segundo o Uol.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.