A cobertura de um posto de gasolina, que possui um sistema fotovoltaico instalado, desabou na tarde desta segunda-feira (02) na cidade de Baixo Guandu, interior do Espírito Santo.
Segundo testemunhas, no momento da queda estava chovendo forte no local do estabelecimento, situado na Avenida Carlos de Medeiros, região central do município. Não houve vítimas.
As causas do acidente ainda não foram divulgadas, mas, segundo especialistas, a hipótese é que não houve um estudo ou um reforço estrutural adequado que garantisse que a estrutura do posto suportasse o peso dos painéis, acrescido do peso da chuva e mais os esforços de rajadas de ventos.
“Deve-se averiguar se foi feito o laudo estrutural. Caso este tenha sido feito, se foi apontado reforço estrutural e se este foi realizado adequadamente”, analisaram.
Teto de churrascaria desaba: cuidados na hora de instalar painéis solares
Uma fonte ouvida pelo Canal Solar, que foi ao local do desabamento, comentou que possivelmente houve erro na instalação. “As placas estão na frente da estrutura, que seria uma viga de balanço”.
“Geralmente, o posto não tem estrutura, tem que ser feito um reforço para colocar os módulos. Não deve ter sido feito o reforço e também colocaram muito na frente. Se tivessem tentando balancear, jogando mais no meio das colunas, provavelmente não teria acontecido esse acidente”, explicou.
“Foram tirar o sombreamento do sistema instalado no posto, que tem um prédio em volta. No caso, jogaram toda a estrutura na ponta, e acredito que com o peso da estrutura, a chuva, a captação da água na calha, o telhado acabou cedendo”, concluiu.
Reforço estrutural para projetos fotovoltaicos: principais preocupações