A Comil, uma das principais montadoras de ônibus do Brasil, desenvolveu, em parceria com a fabricante BYD, o seu primeiro veículo 100% elétrico para operar em linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias e fretamento.
A carroceria Campione Invictus 1200 foi produzida pela empresa sobre o chassi BYD D9F 4×2 e já está homologada e disponível para comercialização no mercado interno (nacional) e externo (internacional).
Segundo a BYD, o veículo, de 12 metros, foi escolhido por gerar os melhores resultados e atender às necessidades do cliente rodoviário, trazendo em sua configuração, além do conforto, tecnologia e segurança.
Ainda de acordo com a fabricante chinesa, o projeto foi concebido para o melhor aproveitamento possível dos espaços disponíveis entre o chassi e carroceria. Ademais, outra característica importante está nas portinholas de manutenção das baterias que ficaram individualizadas das demais.
No fator tecnológico, o chassi BYD traz baterias que podem ter autonomia de 300 km, além de 402 CV de potência e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro. Em sua configuração interna, encontram-se sistemas de áudio e vídeo, conectores USB e poltrona reservada com elevador para acessibilidade.
“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e o translado entre aeroportos e cidades”, disse Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD.
“A preocupação esteve nos detalhes do projeto, criando uma carroceria diferenciada e customizada para esse modelo de chassi, pensando no melhor aproveitamento do layout estrutural e buscando atender à necessidade do cliente rodoviário”, acrescentou Tiago Zanette, gerente comercial da Comil Ônibus.