A cada ano que se passa a energia solar vem crescendo no Brasil e deixando de ser conhecida – única e exclusivamente – como uma tecnologia que apenas ajuda a reduzir o valor da conta de luz dos consumidores que a possuem.
Hoje, a fonte se tornou para muitas prefeituras uma ferramenta que também pode ajudar a transformar a infraestrutura de uma cidade, gerando lazer, segurança e bem-estar à população.
Exemplos da utilização dos painéis solares como essa finalidade já podem ser observados em várias localidades.
Em Cariacica (ES), a nova orla da cidade está ganhando forma para se tornar um espaço de lazer para famílias, onde os três restaurantes e toda iluminação pública do local serão abastecidos por lâmpadas de LED com painéis solares.
Serão 24 painéis com capacidade de gerar 13,32 kW em cada um dos espaços gourmet e toda a energia captada será direcionada para atender 100% da iluminação pública da orla e 40% dos restaurantes.
A obra é fruto de uma parceria da Prefeitura de Cariacica com o Governo do Espírito Santo e, quando finalizado, o espaço contará – além dos restaurantes – com banheiros, estacionamento, espaços para exercícios físicos, pista de skate, paisagismo, entre outras melhorias.
Turismo e segurança pública
Nesta semana, a Prefeitura de Passa Sete (RS) instalou dois pontos de iluminação com energia solar no Túmulo da Nega da Noite, um dos principais pontos turísticos da cidade.
No local, foram instaladas lâmpadas com funcionamento autônomo e alimentados apenas por energia solar, dispensando a infraestrutura elétrica e obras de cabeamento no local. O objetivo da ação foi promover o embelezamento e a modernização do espaço.
Com mais de 4 milhões de habitantes, a Prefeitura de Salvador (BA) é outra administração que tem olhado para a energia solar como uma ferramenta de utilidade pública.
Em agosto, o município informou que implantará o uso de sistemas de energia solar com baterias de lítio nas praças públicas da metrópole até o final deste ano, com o objetivo de reduzir os atos de vandalismo, como depredações públicas e pichações.
Cada vez mais comum
De acordo com Geraldo Silveira, engenheiro e especialista em sistemas fotovoltaicos, diversas cidades do Brasil estão se beneficiando não só da eletricidade gerada pelos sistemas fotovoltaicos, mas também transformando essa energia em lazer e bem estar para a população.
“Será cada vez mais comum vermos a fonte solar sendo aplicada para fins como esses ao longo dos próximos anos devido a combinação de vantagens que se pode usufruir sobre ela”, afirmou o profissional.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.