Como elaborar propostas comerciais de sistemas fotovoltaicos?

Saiba como preparar as melhores propostas comerciais para seus clientes
Proposta comercial de sistemas fotovoltaicos
Proposta comercial de sistemas fotovoltaicos

Toda empresa precisa fazer orçamentos, elaborar propostas comerciais para ofertar os seus produtos e serviços. A proposta comercial ou orçamento, como são conhecidos, basicamente servem para descrever o produto ou serviço ofertado, preço e forma de pagamento.

Vendas simples, com ticket médio baixo, requerem propostas mais simples e objetivas. Já em vendas complexas, com ticket médio alto, como é o caso da solar fotovoltaica, exigem propostas personalizadas, com informações previamente trabalhadas.

A proposta deve ser vista pelo seu futuro cliente como uma ferramenta de apoio ao investimento. Deve auxiliar o vendedor no processo de geração de confiança e diferenciação.

Mas afinal, o que deve conter numa boa proposta comercial para venda de geradores fotovoltaicos?

O que não deve faltar em uma proposta comercial

Listei abaixo algumas características e informações que considero imprescindíveis para uma boa proposta. Toda proposta deve ser formatada com a “cara” e a “personalidade” de cada empresa ou profissional.

A começar por conter a mesma linguagem de comunicação que você deseja passar ao seu público. Aqui falo de cores, fontes, design gráfico, posição de logotipo, etc.

Uma proposta sem conteúdo de comunicação não desperta a atenção, torna-se chata de ler, não causa entusiasmo e não passa seriedade.

Procure desenvolver um padrão de linguagem de comunicação, profissional e sem improvisos. Preveja um investimento, ainda que pequeno, para desenvolver um bom design.

Já as informações que considero imprescindíveis são:

  • Nome completo do cliente;
  • Dados básicos da unidade consumidora: endereço ou localização, tipo de telha, tipo de alimentação elétrica, consumo médio mensal;
  • Design solar: geração média mensal, potência total em kWp, o percentual de geração versus o consumo;
  • Lista de materiais e serviços contidos: marca e modelo de módulos e inversores. Descrição dos serviços;
  • Garantia dos equipamentos e serviços;
  • Resumo financeiro: economia gerada na conta, tempo do retorno financeiro;
  • Investimento necessário;
  • Forma de pagamento/: incluir aqui uma simulação de financiamento;
  • Validade da proposta;
  • Tudo aquilo que for diferencial da empresa;
  • Disclaimer: com todas as premissas utilizadas, itens não inclusos, detalhes gerais.

Lembre-se de que tão importante quanto criar uma boa proposta é mantê-la viva. Aprender com o dia-a-dia e fazer os ajustes necessários farão da sua proposta uma ferramenta de venda e não apenas um calhamaço de formalidades.


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Elvis Almeida
Engenheiro eletricista, fundador e sócio da MySol Energia Solar. Professor do módulo comercial no Canal Solar.

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