Como instalar usinas FV em terrenos acidentados?

Nova solução, já disponível no mercado, pode lidar com inclinações longitudinais desafiadoras
Como instalar usinas FV em terrenos acidentados
Terreno em São José dos Campos (SP) com cerca de 25% (14°) de inclinação, usando estruturas ECOSMART. Imagem: NTC SOMAR / Divulgação

As usinas fotovoltaicas, tradicionalmente, são instaladas em espaços planos e abertos, onde a topografia do terreno é mais uniforme. No entanto, com a crescente demanda por energia solar e a escassez de terrenos planos, veio a necessidade de desenvolver projetos em áreas com topografias irregulares e terrenos menores.

Há uma série de etapas necessárias para se criar um projeto de uma usina solar. A NTC SOMAR, fabricante de estruturas fotovoltaicas, elencou alguns pontos de partida: o estudo de viabilidade, ou seja, uma avaliação prévia técnica, e as medições / ensaios, onde se analisa a topografia, as características e a resistência do solo. Tudo isso para garantir a segurança e a eficiência da usina.

É sabido que a geografia brasileira, no que diz respeito ao relevo do solo, tem diversas características distintas e é formada por planaltos, planícies e depressões. Dentro dessas unidades, é possível encontrar serras, picos, colinas, morros, entre outras formas.

Como não existe um terreno 100% plano, projetar sistemas fotovoltaicos em terrenos com declividade acentuada apresenta desafios únicos, incluindo a redução da área útil do terreno (por conta de áreas que podem não ser aproveitadas), sombreamento nos módulos, que podem resultar em menor rendimento energético, e perda de receita. 

Conforme a empresa, é justamente por isso que geralmente há uma necessidade clara de contratar serviços de terraplanagem, por exemplo. O nivelamento do terreno pode influenciar e impactar negativamente o orçamento e o tempo de implantação da usina, pois pode alterar padrões como o escoamento de água e a erosão do solo.

Topografia do terreno não deve mais ser uma barreira para a implementação de usinas. Imagem: NTC SOMAR / Divulgação

Compreendendo a necessidade de soluções que manobrem esses desafios técnicos enfrentados na instalação de sistemas em terrenos acidentados, a NTC SOMAR lançou a ECOSMART, uma linha de estruturas fotovoltaicas projetada especificamente para morros.

Surgindo como um avanço significativo na capacidade de implementar usinas em áreas com topografias desafiadoras, essa solução minimiza a necessidade de terraplanagem, simplifica as ações de drenagem no solo e maximiza a eficiência da instalação.

De acordo com Paulo Gomes, diretor de Engenharia da empresa, ao adaptar-se às irregularidades naturais do terreno, a solução oferece uma alternativa técnica e econômica para projetos nessas áreas, destacando-se como uma opção promissora para desenvolvedores de projetos fotovoltaicos. 

Segue, abaixo, os benefícios da solução:

  • Adaptação ao terreno: as estruturas da linha ECOSMART oferecem uma solução padrão que pode lidar com inclinações longitudinais desafiadoras: É possível, tratando-se de projeto especial, chegarmos a 100% de inclinação lateral (45º), garantindo uma instalação segura e estável em terrenos acidentados.
  • Economia: ao minimizar a necessidade de terraplanagem, a ECOSMART reduz as despesas na obra, tornando-a uma escolha econômica para projetos em terrenos desafiadores.
  • Ecologia: além de reduzir os custos, a ECOSMART facilita a obtenção de licenças ambientais, uma vez que diminui a necessidade de cortes e aterros nos projetos, minimizando o impacto ambiental associado.

“Com a ECOSMART, estamos capacitando os desenvolvedores a aproveitar ao máximo os terrenos disponíveis, independentemente de sua inclinação ou irregularidade, enquanto mitigamos os custos e os impactos ambientais”, acrescentou Felipe Santiago, engenheiro de Campo da NTC SOMAR.

Portanto, a empresa afirmou que a solução redefine os padrões da indústria, oferecendo uma solução técnica e econômica para maximizar o potencial de energia solar em qualquer topografia.

Sobre a NTC SOMAR

Uma das indústrias líderes no desenvolvimento e fabricação de estruturas fotovoltaicas, comprometida em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para o setor solar. Com uma equipe de especialistas experientes e um foco contínuo em P&D (pesquisa e desenvolvimento), a NTC SOMAR visa estar na vanguarda da transformação do segmento. 

Confira mais informações no site: www.ntcsomar.com.br

[exibir_tags_personalizadas]
Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.