Quando pensamos no processo de garantia de um produto, logo nos vem à mente o período que temos para troca ou reparo depois de uma compra, caso haja algum problema ou defeito.
Mas se engana quem acredita que o processo de garantia é apenas isso. Independentemente do setor de atuação, esse processo é mais amplo e engloba outros fatores que balizam a relação entre empresa e cliente. Como, então, tornar a garantia um diferencial?
Trazendo essa discussão para o nosso mercado de energia solar fotovoltaica, o processo de garantia deve ser pensado com uma lente de aumento, considerando a atuação de diversas variantes que juntas fazem com que o resultado seja de excelência para o cliente.
Partindo da minha experiência no segmento, posso dizer com clareza que essa combinação de ações reflete sim no trabalho desenvolvido e nos coloca em outro patamar na relação empresa-cliente. Mas como isso é possível?
Acredito que por estarmos desde o começo engajados com nossos parceiros para formatar as soluções de energia solar fotovoltaica para o mercado brasileiro, participamos ativamente de todo o processo de “tropicalização” dos produtos e nos colocamos como a equipe técnica local, levando aos clientes a tranquilidade de terem suporte no Brasil, com técnicos altamente qualificados, falando português, com um tempo de resposta bastante rápido e com menor burocracia.
Posso dizer que essa forma está no DNA da Ecori Energia Solar e nos coloca como provedora de soluções de ponta a ponta, o que nos diferencia de uma parte considerável do mercado de distribuição de equipamentos fotovoltaicos.
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Ao priorizarem a venda dos equipamentos (box movers), muitos distribuidores deixam de oferecer o atendimento às revendas em momentos de pós-vendas com necessidade de intervenção técnica.
Todas as etapas que cumprimos fazem parte de um escopo bastante amplo que temos sob nossa responsabilidade, que se inicia com o desenvolvimento dos fornecedores e o ajuste das soluções para a realidade nacional, passa por todo o processo de importação, internalização, precificação e venda, e continua com o apoio técnico para treinamentos, acompanhamento e suporte ao mercado, nos colocando como uma opção bastante sólida e diferenciada em um mercado de relacionamento e recorrência. Assim, todo o processo de garantia passa a ser um diferencial.
Para finalizar, ressalto aqui a importância de cada vez mais termos um olhar para o todo e não simplesmente apenas uma visão de venda que se conclui e ponto. Afinal, esse olhar ampliado é que nos leva mais longe e nos faz chegar a uma posição privilegiada do mercado – que não é comum a todos.
Uma resposta
Rodrigo Matias. Parabéns pela atitude de publicação da matéria foi ótimo