Com investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões, o Complexo Solar de Janaúba foi inaugurado no município de mesmo nome, no interior de Minas Gerais, nesta segunda-feira (03).
O empreendimento – que é administrado pela Elera Renováveis – tem capacidade de geração de 1,2 GWp, o suficiente para abastecer pouco mais de 1 milhão de residências.
Ao todo, o complexo conta com 20 parques solares localizados em uma área de 3 mil hectares, o equivalente a cerca de 4,3 mil campos de futebol.
A escolha da cidade mineira para construção do empreendimento se deve aos fortes índices de irradiação e a pouca nebulosidade, sendo considerada pela multinacional uma das melhores regiões para a geração de energia solar do país.
Ao todo, foram instalados 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos. Durante as obras do complexo, foram criados 11 mil empregos, sendo cerca de 70% deles de moradores da própria região mineira.
Geração centralizada
Atualmente, o Brasil está próximo de atingir a marca de 10 GW de potência operacional de usinas solares de grande porte, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
De acordo com o órgão regulador, já são mais de 18,1 mil empreendimentos fotovoltaicos de geração centralizada em operação no país e que juntos já foram responsáveis por adicionar 9,63 GW ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Viva as energias renováveis, um mundo mais cheio de vida… Beba água. E a energia fotovoltaica. Deus no comando sempre .