A Wood Mackenzie, uma empresa global de informações sobre energias renováveis, divulgou nesta segunda-feira (14) que os dez principais fornecedores mundiais de inversores fotovoltaicos dominaram 86% do mercado em 2022, representando um aumento de 4% em relação a 2021.
No total, foram enviados 333 GWac em inversores, impulsionados pelas demandas da Europa, Ásia-Pacífico (APAC) e Estados Unidos.
As cinco principais empresas fornecedoras – Huawei, Sungrow, Solis, Growatt e GoodWe – enviaram mais de 200 GWac, correspondendo a 71% do total global de remessas de inversores fotovoltaicos em 2022, marcando um crescimento de 8% comparado a 2021.
As remessas da Huawei tiveram um aumento notável de 83% em 2022 em relação a 2021, enquanto os embarques da Sungrow cresceram 56% no mesmo período.
Pelo oitavo ano consecutivo, a Huawei e a Sungrow mantêm sua liderança no mercado, ocupando o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Juntas, essas duas empresas abarcaram mais de 50% do mercado global em 2022, liderando o fornecimento para a região APAC, com uma fatia de mercado de 55%, em contraste com os 46% de 2021.
A Huawei assegurou o primeiro lugar com uma participação de mercado de 29% em 2022. A Sungrow, na segunda posição, ampliou sua fatia de mercado para 23% em 2022, comparado a 21% em 2021. A Solis subiu para o terceiro lugar em 2022, impulsionada por seus envios na China.
Os oito principais fornecedores de 2021 mantiveram suas posições em 2022, ocorrendo apenas uma troca de posições entre a Ginlong Solis e a Growatt no terceiro e quarto lugares, respectivamente. Aiswei e Sofar avançaram três posições, ingressando no ranking dos dez primeiros, ocupando a nona e décima posições, respectivamente, em 2022.
Top 10 dos fornecedores de inversores em 2022
- Huawei
- Sungrow
- Ginlong Solis
- Growatt
- GoodWe
- SMA
- Power Electronics
- Sineng
- Aiswei
- Sofar
Ásia-Pacífico lidera o mercado de inversores
A região da Ásia-Pacífico (APAC) deteve metade do mercado global de inversores em 2022, com um crescimento de 44% em comparação com o ano anterior, totalizando 130 GWac em remessas para a região.
A China liderou o mercado com 78% das remessas de inversores destinadas à APAC, à medida que as instalações atingiram níveis históricos. A Índia manteve sua posição como o segundo maior mercado de inversores na região em 2022, porém registrou uma redução de 25% nas remessas em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, o Japão ultrapassou a Austrália como o terceiro maior mercado, com 7 GWac enviados para o país, representando um crescimento de 23% ano a ano.
Na Europa, aproximadamente 28% do mercado global de inversores foi atendido, totalizando 92 GWac enviados para a região. A Europa experimentou o maior aumento nas remessas, com um crescimento de 82% em 2022, enquanto a região busca a neutralidade de carbono até 2050 sob o plano European Green Deal.
Nos Estados Unidos, entretanto, a demanda representou 13% do mercado global, com apenas 42 GWac enviados para o país. Inversores híbridos de armazenamento fotovoltaico constituíram 10% das remessas na região, à medida que os EUA aumentam a integração de energia solar e armazenamento.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.