Segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a ONU (Organização das Nações Unidas), o Forest Green Rovers é o clube de futebol mais ecológico do mundo – o único com certificado de neutralidade de emissões de carbono.
O time atua na quarta divisão do campeonato inglês e, atualmente, está na 6ª colocação – nos últimos seis jogos perdeu cinco e empatou um.
Tal desempenho em campo pode não ser um dos melhores, mas quando o assunto é sustentabilidade o clube vem liderando a competição mundial na corrida em prol das energias renováveis.
Com sede em Gloucestershire, na Inglaterra, ele inclui diversas medidas ecológicas, implementadas desde 2010. A eletricidade do clube, por exemplo, provém das fontes fotovoltaica (um sistema de energia solar instalado no teto do estádio New Lawn) e eólica.
Leia mais: Atlético Mineiro investe em energia solar e se torna autossustentável
Ademais, possui um cortador de gramas que utiliza tecnologia fotovoltaica, um ponto de recarga para VEs (veículos elétricos), uma van elétrica que leva o material dos jogadores, além de uniformes feitos com carvão de bambu e ainda o gramado é irrigado com água coletada da chuva.
Futuro
Para o futuro, o Forest Green Rovers anunciou que pretende construir nos próximos dois anos uma nova arena, com capacidade para cinco mil torcedores, denominada Eco Park, em Stroud.
Leia mais: Time de futsal aposta em solar e instala painéis em ginásio
O estádio será feito principalmente de madeira e contará com um sistema de energia solar. O clube informou que fará projetos de reflorestamento.
Saiba quais estádios usam energia solar
Grandes palcos do futebol já estão utilizando da energia fotovoltaica, o que está ajudando a reduzir os custos com eletricidade e ainda agregando sustentabilidade aos projetos. Clique aqui e confira um levantamento feito pelo Canal Solar que mostra cinco estádios que instalaram usinas solares.