O conselho de administração da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) escolheu entre os atuais membros da diretoria executiva Angela Livino para atuar como presidente interina da empresa. A engenheira exercerá o cargo até a posse do novo presidente, sem prejuízo as suas atribuições como Diretora de Gestão Corporativa.
Angela vai substituir Thiago Barral que apresentou pedido formal de renúncia do cargo de Presidente da EPE para assumir o cargo de Secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas de Energia. Funcionário de carreira da EPE, Thiago Barral integra a equipe da empresa há 15 anos, permanecendo à frente da presidência da EPE nos últimos quatro anos.
Angela Livino trabalha na EPE há 14 anos, atuando na Assessoria da Presidência de 2017 a 2019. Anteriormente estava na área de planejamento da geração e estudos de energia, participando da elaboração dos Planos Decenais, na parte de expansão da geração.
A nova presidente possui Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil, com especialização em recursos hídricos e meio ambiente pela COPPE/UFRJ, além de doutorando sanduíche na Universidade de Harvard, no Programa de Sustentabilidade de Harvard Kennedy School of Government entre setembro de 2012 a agosto de 2013, tendo sido bolsista da Fullbright/Capes neste período.
Na EPE, Angela também coordenou, planejou e desenvolveu diversos estudos ligados a energéticos variados. Atuou na coordenação do grupo de metodologia para validação dos modelos computacionais utilizados para o planejamento e programação do sistema elétrico e teve importante envolvimento na dinâmica dos leilões de energia nova desde 2005.
Antes da EPE, foi engenheira da Gerência de Planejamento da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de 2001 a 2005 e de 1997 a 2001 e foi Pesquisadora Contratada, Bolsista de Mestrado e Estagiária do Programas de Estudos Energéticos do Centro de Pesquisa de Energia Elétricas da Eletrobras – CEPEL