ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), aprovou na terça-feira (23), o Reajuste Tarifário Anual de 2023 da Companhia Equatorial Alagoas. As novas tarifas entrarão em vigor a partir do próximo domingo (28).
Segundo os dados apontados pela Equatorial Alagoas, os consumidores residenciais terão 14,57% em sua conta de luz; já os clientes de baixa tensão um percentual de 15,05%; e os consumidores de alta tensão com o maior aumento de 24,19%.
Segundo a ANEEL, “Os valores foram impactados, especialmente, pelas despesas relacionadas aos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia..”
O consumo de energia elétrica da empresa representa atualmente um faturamento anual na ordem de R$ 2,43 bilhões.
Veja abaixo os índices propostos pela ANEEL.
Revisão tarifária x reajuste tarifário
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) é o processo mais complexo e ocorre de quatro em quatro anos e tem o propósito de avaliar e manter o equilíbrio econômico da concessionária. Nele, são definidos: custo eficiente da distribuição; metas de qualidade e de perdas de energia; e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário.
Já o Reajuste Tarifário Anual (RTA) atualiza as tarifas de energia elétrica e a Parcela B pelo crescimento excessivo estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). As duas revisões são os dois processos tarifários mais usados nos contratos de concessão.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.