A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária nas contas de energia no Brasil será verde no mês de agosto. Assim, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no país.
Neste mês de julho, a ANEEL havia anunciado a mudança da bandeira tarifária para amarela pela primeira vez após 26 meses – desde abril de 2022. Essa decisão implicou em aumentos nas contas dos consumidores brasileiros, com acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo Sandoval Feitosa, diretor geral da Agência, “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.
Bandeira tarifária
Criada pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeira tarifária é um mecanismo que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz dos consumidores sempre que ocorre um aumento do custo da produção de energia no país.
O objetivo é fazer com que o acréscimo pague o uso mais intenso, por exemplo, do acionamento das termelétricas.
O funcionamento é simples: as cores verde, amarela, vermelha (nos patamares 1 e 2) e de escassez hídrica indicam se a conta de luz custará mais ou menos em razão das condições de geração.
Quando o sistema opera na bandeira verde não há acréscimos na conta de luz. Nas demais bandeiras, o consumidor paga um adicional proporcional a cada cor, sendo a amarela a mais barata e a de escassez hídrica a mais cara.
“A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, destacou a Agência.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.