O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu reduzir a taxa básica de juros (SELIC) em 0,50 ponto percentual, passando de 11,75% ao ano para 11,25%.
A boa notícia é que o órgão indicou que o ritmo de cortes dos juros deve prevalecer nas próximas reuniões, segundo ata divulgada na última terça-feira (6). A expectativa é chegar em março em 10,75%.
“Com relação aos próximos passos, os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, escreveu o Copom.
As projeções de inflação do Copom situam-se em 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025, em linha com as expectativas apuradas pela pesquisa Focus, que encontram-se em torno de 3,8% (2024) e 3,5% (2025).
O setor de energia elétrica contribuirá para o processo de desinflação do país diante da expectativa de bandeira tarifária verde ao longo de 2024.
A notícia do corte de juros é positiva para o mercado de energia solar fotovoltaica, uma vez que a maioria das transações são financiadas. No primeiro semestre do ano passado, as altas taxas de juros e o maior critério dos bancos na concessão de créditos prejudicou as vendas do setor.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.