O setor energético tem atraído muitos investidores e novos interessados, devido às mudanças que estão acontecendo nos últimos meses. Com a abertura do mercado livre de energia para pequenos consumidores prevista para o segundo semestre deste ano, a expectativa é que seja um futuro promissor para o setor.
Diante deste cenário, as startups apresentam grande importância para o futuro do mercado, considerando o constante avanço em crescimento nacional e internacional.
Com o intuito de discutir a temática, o Cubo Itaú, um dos maiores ecossistemas de startups da América Latina, sediará a 1° edição do Energy Innovation Day 2023, em São Paulo. O evento irá acontecer no próximo dia 26 e contará com a participação de diversos especialistas e representantes.
Programação
A programação do encontro terá início às 9h da manhã, acompanhado de coffee break. Promovido pela Lead Energy (startup de soluções energéticas) e pela Shooju (empresa focada em gestão de dados), a abertura será apresentada por Raphael Ruffato, CEO da Lead Energy, com uma contextualização do cenário.
A primeira palestra será ministrada por Rafael Turella, co-fundador da Cubi Energia, abordando questões importantes sobre gestão para empresas. Em seguida, as startups Nextron e Voltera discutirão sobre a GD (geração distribuída) e o futuro do mercado livre de energia, respectivamente.
A segunda parte do evento abordará temas como automação dos processos para o setor de energia, uma perspectiva sobre as tecnologias envolvidas na esfera energética e o papel da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) no futuro do mercado.
A programação do encontro contará com nove palestrantes. Foto: Cubo Itaú/Divulgação
Mesa-redonda
Para o encerramento, Ricardo Lima, Jean Albino, Silla Motta, Galdino Barros e outros convidados representantes das startups presentes integrarão um momento de bate-papo sobre o setor.
“Essa é uma oportunidade que nós, como startups, temos de trazer inovação para o mercado de energia e permitir que ele seja mais eficiente”, comenta Raphael Ruffato, um dos responsáveis pela mesa-redonda.
Segundo o empresário, o evento é ideal para os interessados em entender como as startups e instituições estão se posicionando diante das mudanças do setor.
Para mais informações, acesse o site.