No ano de 2023, a energia fotovoltaica ultrapassou a eólica e se tornou a segunda maior fonte de energia elétrica da matriz energética brasileira.
Boa parte da potência instalada no Brasil, corresponde à geração distribuída, nas casas dos brasileiros com o intuito de redução da conta de luz e autoconsumo.
No entanto, tanto as grandes usinas quanto os sistemas residenciais precisam de uma instalação correta, para evitar riscos à propriedade ou a seres humanos.
Com isto em mente, é extremamente importante que existam manuais de instalação que possam ser seguidos, não apenas em projetos de geração centralizada, mas em projetos de geração distribuída também.
A AE Solar proporciona um manual para instalações que aborda de forma compreensiva a instalação dos seus painéis, e pode ajudar o instalador durante seu trabalho.
Instruções gerais
Avisos gerais devem ser considerados antes do início da instalação, sendo o primeiro o de sempre lembrar que módulos fotovoltaicos geram eletricidade, e devem ser tratados com cuidado para evitar riscos a todo momento.
Segundo, no caso de instalações de telhados, os módulos não podem ser instalados em cima de materiais inflamáveis.
Terceiro, estes módulos em específico são da classe II, portanto podem ser usados em sistemas que operam em 50 V CC ou > 240 W.
Por fim, os módulos devem ser avaliados para risco de incêndio no local de instalação, e não devem ser instalados sem um parecer técnico de especialistas de construção ou engenheiro civil atestando que a estrutura completa pode ser construída.
Avisos
Uma série de avisos, desde intuitivos até situações específicas devem ser considerados antes e durante a instalação de painéis.
Todas as instruções devem ser lidas e compreendidas antes da instalação.
- O módulo gera eletricidade quando recebe luz solar, portanto sua superfície pode causar choques e queimaduras. E como a geração é por luz, lupas e outros materiais de concentração de luz não devem ser usados no módulo.
- Módulos com o vidro quebrado são um risco de incêndio e de choque elétrico. Eles não podem ser reparados, e devem ser descartados.
- Para evitar riscos elétricos, materiais opacos podem ser usados para cobrir o módulo durante a instalação. E a instalação só deve ser feita durante o dia, sendo a instalação e manutenção feita por instalador qualificado.
- Se houver baterias, as instruções do fabricante devem ser seguidas.
- Não desmontar os módulos, usar como substituto em paredes e telhados ou colocar módulos em locais com gás inflamável.
- Não encostar nos terminais energizados com as mãos sem proteção isolante e não levantar os módulos pelos cabos.
- Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados. Se não houver instruções especiais, seguir a regulamentação nacional.
- Para escolha dos componentes, é necessário consultar a norma NBR 16690, para que as alterações das condições normais sejam levadas em consideração na escolha de fusíveis, cabos e outros componentes.
- Manter os módulos embalados até o momento de instalação. Durante a retirada da embalagem, ter cuidado ao desembalar e evitar batidas, que podem gerar microfissuras. Nunca derrubar ou subir em cima de módulos.
- Nunca limpe o módulo com químicos. Utiliza água normal, e verifique a temperatura do módulo para que não haja choque térmico.
- Não desconecte os módulos quando eles estiverem em operação.
- Ao utilizar tecnologias antirreflexo, é normal ver diferentes cores de acordo com os ângulos. Módulos com tecnologia anti-reflexo e sem anti-reflexo não devem ser usados na mesma string.
- Conectores da string box não podem ter contato com substâncias oleosas como lubrificantes.
- Não carregue o módulo na cabeça, porém se for inevitável, fazer questão que o vidro esteja voltado pro capacete e não o lado posterior.
- Realizar o descarte corretamente de acordo com a legislação local (o símbolo do descarte correto de utensílios elétricos ao lado)
Instalação
Durante a instalação propriamente dita, é necessário que as medidas de segurança sejam reiteradas, principalmente, o uso de EPIs (capacetes, luvas isolantes e sapato de segurança com sola de borracha). O instalador não deve encostar no painel desnecessariamente, e não deve trabalhar com chuva, neve ou ventania. Se os módulos estiverem molhados, o instalador não deve encostar neles. O instalador deve verificar que não existem gases inflamáveis por perto, e instalar os conectores até ouvir o clique indicando a conexão.
Em relação às condições climáticas, o módulo suporta desde -40°C a 85°C, com um umidade de <85 RH%. O módulo deve estar direcionado ao sol se possível, e com a inclinação que resulte na melhor captura de raios solares e com o mínimo de sombras. As circunstâncias do local, inclinação e sombreamento podem ser simuladas no computador pelo projetista. Vale ressaltar que os módulos devem ser instalados longe do fluxo de pessoas e animais, e no caso de baterias o dimensionamento delas também deve ser considerado.
Durante a instalação, os métodos de fixação podem variar, dependendo dos telhados e instrumentos (parafusos ou braçadeiras), no entanto, a necessidade de que o método de fixação não oculte o módulo ou entre em contato com o vidro é constante.
O sistema deve passar por inspeções constantes, para evitar que danos decorrentes de fenômenos climáticos (granizo, chuva) ou vida silvestre possam atrapalhar o funcionamento da usina. O funcionário realizando a inspeção deve procurar cabos ruídos, vidros quebrados, conexões soltas e qualquer objeto apoiado na face do painel. No caso de sujeira, uniforme ou localizada, as instruções de limpeza seguem os avisos iniciais, não utilizar nenhum elemento químico, apenas água e considerar a temperatura antes da limpeza. Além disso, não utilize nenhum instrumento de limpeza abrasivo.
Conclusão
A instalação é um momento que pode causar transtornos para os instaladores e para os clientes, portanto é necessário seguir as instruções dos fabricantes dos módulos e equipamentos do sistema. Além da instalação propriamente dita, existem recomendações de locomoção dos módulos, limpeza e até inspeções visuais. Para um sistema que atue de forma eficiente, é necessário conhecimento durante todos os períodos de instalação, e instruções como da AE Solar fazem diferença nesse quesito.
O manual de instalação dos módulos fotovoltaicos AE Solar pode ser encontrado no link https://ae-solar.com/downloads/
Referência
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.
Uma resposta
Muito bom este artigo, é de suma importância para o instalador e quem faz manutenção.