O PMO (Programa Mensal de Operação), divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), para esta semana aponta que o SIN deve ter alta 4,2% (81.808 MWmed) na demanda de carga, um recuo de 0.5% em relação à previsão anterior do Operador, que era de 4,7% (82.095 MWmed).
Ainda de acordo com o ONS, os submercados apresentam as seguintes projeções: subsistema Norte, com 9,6% (8.471 Mwmed); Sudeste/Centro-Oeste, com 3,7% (46.356 Mwmed); Sul 4% (13.265 MWmed) e Nordeste 3,1% (13.715 MWmed).
Os números são comparações entre as estimativas de outubro de 2024 e os resultados registrados em outubro do ano passado.
A ENA (Energia Natural Afluente), que mede a quantidade disponível nos reservatórios das hidrelétricas, se mantém abaixo da MLT (Média de Longo Termo), com exceção da região Sul, que deve atingir uma ENA, ao final de outubro, de 100% da MLT.
Para os demais submercados, as projeções da Energia Natural Afluente estão inferiores a 50%: Sudeste/Centro-Oeste, 45% da MLT; Norte, 40% da MLT; e o Nordeste, 31% da MLT.
Já as perspectivas para os níveis de EAR (Energia Armazenada), que é a água armazenada nos reservatórios das hidrelétricas, indicam que dois submercados devem superar 50%: o Sul (62,7%) e o Norte (62,1%).
Para o Nordeste, o índice projetado para o último dia do mês é de 43,8% e no Sudeste/Centro-Oeste está em 40,1%. Os indicadores são compatíveis com o esperado para o período tipicamente seco em curso.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.