A Electro Graphics apresentou a sua nova versão do software SOLergo, que oferece aos profissionais do setor fotovoltaico mais precisão, eficiência e confiabilidade no desenvolvimento dos projetos.
Entre as principais novidades estão os inversores híbridos, no qual será possível selecionar o equipamento ideal e visualizar quais baterias são compatíveis para um dimensionamento preciso e otimizado do sistema.
Além disso, terão ainda visão completa da viabilidade econômica do projeto com a análise do custo da TUSDg de acordo com a Lei nº 14.300, bem como poderão acessar e editar os projetos e documentos de forma colaborativa a qualquer momento e lugar, otimizando o trabalho em equipe.
Inversores híbridos com sistemas de armazenamento dedicado
Para acessar o banco de dados de inversores híbridos, a empresa afirmou que basta acessar o menu Ferramentas do SOLergo e selecionar o Arquivo de inversores. Dentro da janela, os inversores híbridos são marcados pela opção Inversor predisposto para a gestão de acúmulo que deve ser selecionada.
Assim, é exibido a página Sistema de acúmulo, que contém alguns dados técnicos e a lista de sistemas de armazenamento compatíveis. Para cada sistema de armazenamento da lista é necessário indicar o número de unidades que podem ser conectadas e o documento (opcional) que certifica a compatibilidade com o inversor híbrido.
No projeto fotovoltaico no SOLergo, os dados técnicos do sistema de armazenamento selecionado apresentam o campo Código com a lista de códigos dos sistemas compatíveis com o inversor selecionado que se encontra no arquivo do inversor. Caso a lista de sistemas de armazenamento compatíveis com o inversor não esteja preenchida, deverá preencher o código manualmente ou selecioná-lo no arquivo.
Adequações a Lei n° 14.300 com o cálculo do TUSDg
Para considerar o custo da TUSDg no software SOLergo, foi atualizado a interface de Detalhe da tarifa. De acordo com a companhia, o usuário pode informar o preço da TUSDg, e além disso informar a demanda contratada de consumo no campo Potência máxima da janela Sistema.
O SOLergo considera a seguinte equação para obter o custo:
- Custo uso injeção = TUSDg (Potência nominal do sistema fotovoltaico – potência máxima);
- O valor a ser cobrado em cada ano pode ser visualizado na janela do Retorno Econômico, na opção “Análise”.
Salvar e compartilhar dados do projeto em nuvem
A nova versão do software SOLergo também dispõem do serviço de armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem, através do EG Cloud, gerenciado através da infraestrutura de software e data center da Acronis, que a Electro Graphics disponibiliza aos usuários do software sob garantia e/ou contrato de manutenção.
Com EG Cloud é possível:
- Carregar projetos no seu espaço na nuvem, que podem ser organizados em pastas e subpastas;
- Baixar e abrir os projetos previamente carregados no EG Cloud;
- Navegar no seu espaço na nuvem através do navegador EG Cloud que fornece os comandos essenciais para criar novas pastas, fazer upload e download de arquivos, criar links de compartilhamento, etc;
- Realizar login no seu espaço na nuvem através do portal web da Acronis para acessar o conteúdo e as páginas de configuração da conta;
- Acessar seu espaço na nuvem a partir de dispositivos móveis através do aplicativo Acronis Cyber Files, que permite, entre outras funcionalidades, adicionar anotações às impressões em PDF para posterior importação em desenhos de diagramas elétricos em ambiente gráfico.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.