O Rio Grande do Norte está recebendo cada vez mais investimentos em renováveis. Após a desenvolvedora Scatec Solar assinar um MOU (Memorando de Entendimento) com a petrolífera Equinor e a produtora norueguesa de alumínio Hydro para desenvolver uma usina solar no estado, a Energy China anunciou em dezembro a assinatura de dois contratos para a construção de projetos de energia renovável.
Um dos acordos envolve a construção de uma planta fotovoltaica de 638 MW, além de subestações e linhas de transmissão. O outro prevê a implementação de um parque eólico com capacidade de 231 MW.
De acordo com a companhia, ambos os contratos foram assinados por sua subsidiária Gezhouba Group International Engineering, na modalidade EPC – que compreende engenharia, gestão de compras e construção.
A Energy China participou da construção do complexo hidrelétrico Três Gargantas, localizado na China, com capacidade instalada de 22,5 mil MW. No Brasil, o grupo participou da implementação de linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte.
Energia solar no RN
Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o Rio Grande do Norte está na 13ª colocação do ranking estadual de geração distribuída solar fotovoltaica, com 84,8 MW de potência – o que corresponde a 2% do total instalado no Brasil.