A empresa espanhola Solatio Energia investirá R$ 8,5 bilhões na construção de uma fazenda de energia solar em Cassilândia, no interior de Mato Grosso do Sul. O investimento foi anunciado nesta terça-feira (18) pelo Governo do Estado.
O contrato para implantação da usina prevê o início da geração para janeiro de 2025. O investimento tem como parceiro a empresa Tradener, que irá comercializar a energia gerada no Mercado Livre.
Ao todo, o empreendimento terá capacidade de geração de 2,5 GW, em uma área de 3,5 mil hectares, equivalente a 3,5 mil campos de futebol. As obras do complexo estão previstas para serem iniciadas no mês de setembro deste ano.
De acordo com Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Mato Grosso do Sul, a implantação da nova fazenda solar tem por objetivo – além de fomentar o crescimento das energias renováveis – ajudar o Estado a atingir a neutralidade de carbono em 2030.
“Essas negociações do Governo do Estado com a Solatio começaram em 2016 e hoje se concretizaram com o anúncio da viabilização do empreendimento. Esse é um investimento fundamental para a nossa política de incentivo à geração de energia limpa e renovável em Mato Grosso do Sul”, disse ele.