A empresa espanhola Powertis, através de um comunicado de imprensa, anuncia uma nova fase de investimentos em plantas fotovoltaicas no Brasil. A empresa, que é especializada em plantas de grande escala, irá adicionar a matriz brasileira mais 765 MW em plantas fotovoltaicas.
As cidades de Pedranópolis-SP e Araxá-MG receberão uma planta de 495 MW e 3 plantas de 90 MW – o suficiente para suprir o consumo de 1.150.000 residências – e deverão iniciar a operação entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. O projeto, financiado pelo BNDES e pelo BNB, foi orçado em R$ 2,5 Bilhões e, segundo a empresa, gerará mais de 7.200 postos de trabalho, diretos e indiretos, durante as fases de instalação e construção, que se complementarão com mais de 160 postos de trabalho permanentes, diretos e indiretos, durante o período de exploração da planta.
A energia gerada pela planta será disponibilizada através de PPAs (Power Purchase Agreement – acordo de compra de energia) para dois grandes clientes brasileiros, que explorarão a planta economicamente até o final de 2041.