A Esfera Energia, que atua com gestão e comercialização de eletricidade, lançou um projeto, denominado Esfera Energy Back, para viabilizar a participação de empresas do Mercado Livre no Programa de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica proposto pelo Governo Federal.
A iniciativa do governo prevê o pagamento de compensação financeira às companhias que se disponham a reduzir o consumo e diminuir a pressão sobre o SIN (Sistema Interligado Nacional), que enfrenta os impactos da maior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Leia mais: ONU pede ação urgente para evitar crise hídrica no mundo
Podem participar grandes consumidores do Mercado Livre de Energia que estejam em dia com as obrigações junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e que atendam alguns requisitos.
Assista: Aumento do Capex e a viabilidade de projetos solares em GD e no Mercado Livre
Os interessados precisam se habilitar junto ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), ofertando uma redução no consumo de no mínimo 5 MW por um período de quatro ou sete horas consecutivas na grade horária definida pelo Operador.
“Podem existir consumidores que não conseguem atingir o limite mínimo de redução e, por isso, lançamos o Esfera Energy Back, que viabiliza a participação desses consumidores”, destacou Braz Justi, CEO da Esfera Energia. “Com isso, essas empresas têm a oportunidade de reduzir o consumo em um momento de alta nos custos com eletricidade, com a vantagem ainda de gerar receita adicional. Diretamente, todos contribuímos com a gestão de um momento crítico no país”, ressaltou.
Segundo Raphael Santana, diretor de Gestão de Energia da Esfera, a mesma atuará como um agregador de cargas. “Ficaremos responsáveis por fazer a soma das demandas que viabilizem essa participação e também por todo o processo de habilitação dessas empresas junto ao ONS, a CCEE e pelo contato com as distribuidoras de energia”.
Ademais, Justi enfatizou que o Esfera Energy Black traz ainda a possibilidade de otimizar o fluxo de caixa por meio da antecipação do pagamento do cashback. “Ou seja, as companhias não precisam aguardar a liberação dos recursos pela CCEE”. Para participar do programa, é preciso se cadastrar neste link, até esta sexta-feira (8).