A Atlas Renewable Energy e a Nextracker assinaram acordo para implementar a tecnologia True Capture na usina de Vista Alegre (RS). O empreendimento terá capacidade de 902 MWp deverá se tornar o maior da América Latina.
“A Atlas foi a primeira empresa a introduzir o TrueCapture na América Latina, quando implementamos a tecnologia na maior parte de nossos projetos solares em operação”, comenta Iván Jara, diretor de engenharia e construção da Atlas Renewable Energy.
Segundo a companhia, o TrueCapture utiliza solução avançada de software baseada em algoritmos, feita para otimizar a produção de usinas solares.
A tecnologia é feita por meio de machine learning e inteligência artificial, e por meio disso é possível rastrear a posição do sol e ajustar os ângulos dos painéis para potencializar a produção de energia.
De acordo com a Atlas, ao ajustar de forma inteligente a inclinação e a posição de cada painel solar em tempo real, o TrueCapture é capaz de atenuar o impacto do sombreamento, do terreno irregular e de outros fatores que podem reduzir a produção de energia.
“Ao levar o TrueCapture em Vista Alegre, a Atlas procura melhorar ainda mais o desempenho geral e a lucratividade desse projeto enorme e empolgante, tornando-o um dos mais eficientes, inteligentes e econômicos da região. Esses recursos nos permitem oferecer soluções mais competitivas e completas aos nossos clientes”, completa Jara.
Alejo Lopez, chefe de vendas da Nextracker para a América Latina, concluiu que, com a Atlas Renewable Energy, estão focados em trazer maior otimização de usinas de energia para projetos de grande porte na região.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.