Profissionais do setor de energia solar se reuniram, na manhã de hoje (27), em frente ao Minascentro, em Belo Horizonte (MG), para se manifestar contra as dificuldades que estão enfrentando para conectarem sistemas fotovoltaicos em unidades consumidoras atendidas pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
No local está ocorrendo a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, onde estão reunidos executivos das maiores economias do mundo, da União Europeia e da União Africana.
Há mais de um ano, os profissionais do setor de energia solar têm enfrentado obstáculos significativos por parte da Cemig que, segundo os manifestantes, têm prejudicado a expansão da energia solar no Estado, uma vez que vários projetos estariam parados por conta da alegação de inversão de fluxo de potência.
Além disso, os profissionais do setor também protestaram contra a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cobrando da entidade uma posição mais firme contra a Cemig e as demais distribuidoras que dificultam o trabalho das empresas do setor de energia solar.
Respostas
Procurada pela reportagem, a Cemig alegou que “segue fazendo as conexões normalmente, seguindo a regulamentação da ANEEL, que aponta a necessidade de análise sobre possível inversão do fluxo de potência nessas conexões”, destacou a empresa, em nota.
Segundo a companhia, quando “constada a inversão de fluxo, a ANEEL determina a adoção de procedimentos específicos, em benefício de todos os consumidores de energia, o que é cumprido integralmente pela Cemig”, frisou a nota.
O Canal Solar também entrou em com contato com a ANEEL e segue aguardando um posicionamento da Agência.
Reunião do G20
A nova reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 teve início nesta segunda-feira (27). Ao todo, serão três dias de encontro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).
Até a próxima quarta-feira (29), representantes dos países-membros e convidados vão debater a dimensão social da transição energética para formas mais sustentáveis de energia.
Além do Brasil, também estão presentes no encontro do G20 executivos dos governos da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
9 respostas
Aqui no RJ estamos tendo problemas com a Light para conexão GD
Boa tarde, no meu conhecimento eu acho assim a Energia Solar é muito importante, deveria chegar pra todos, economia na conta de luz.
No estado de são Paulo está acontecendo o mesmo com a CPFL, dificuldades e burocracia para impedir aprovação de projetos pois a mesma também vende energia solar para a população aprovando os projetos vendidos por ela sem qualquer burocracia.
A Cemig ė um lixo. Pronto falei. Só pensa nela e tem tarifas abusivas na contas de energia elétrica…
Alegação de inversão de fluxo é uma farsa tive um projeto de 2 kw com alegação de inversão de fluxo. Como? A energia dessa micro usina não passa da esquina e centenas de vizinhos no entorno não tem painel no telhado.
De forma alguma não se deve dificultar a micro geração de energia
Os órgãos de fiscalização e essa ANEEL é uma vergonha, não faz nada para agilizar o desenvolvimento do Brasil, sempre defendendo o interesse das concessionárias
Vocês tem todo o meu apoio pois estamos juntos nessa luta
Uai, mas as usinas fotovoltaicas gigantes da Cemig, aí ela aprova sem Inversão de Fluxo, né…