O Brasil é um dos líderes mundiais no mercado de energia solar, ocupando a 3º posição no ranking, de acordo com dados de 2023 da SolarPower Europe.
O país passou de 14 GW de potência instalada em 2013, para 43,3 GW até maio de 2024, segundo o “Infográfico Energia Solar Fotovoltaica no Brasil” desenvolvido pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Representando 18,6% de toda a matriz energética brasileira.
Além disso, essa é uma das fontes de energia mais baratas. Caindo 31% no período de um ano, entre 2022 e 2023 e passando por uma queda de 5% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o último trimestre de 2023 (de R$ 2,90/Wp para R$ 2,76/Wp).
Com o passar do anos, cada vez mais segmentos têm aderido à energia solar: residências, comércios, indústrias, até mesmo emissoras de TV, como é o caso da RedeTV!, sediada em Osasco (SP), que adotou o uso de painéis fotovoltaicos da BYD em suas instalações.
A emissora passou a contar com energia limpa, dando um passo em direção à sustentabilidade ambiental, deixando de emitir 336 toneladas de dióxido de carbono e economizando 450 mil reais por ano.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.