A chegada de 2023 para a GD (geração distribuída) terá grande impacto nas vendas principalmente de sistemas fotovoltaicos. Isso se deve ao fato das regras de tarifação terem entrado em vigor a partir do dia 7 de janeiro de 2023.
Porém, deve-se entender que o impacto não é pelo fato de a Lei apresentar tarifações sobre a energia ativa compensada, mas sim pelo fato do mercado, integradores e vendedores não estarem preparados para interpretar a Lei e principalmente por não entenderem como aplicar as regras de tarifação.
Por isso, a A.dias Solar em parceria com a Foltz Energia, desenvolveram uma planilha em que apresenta uma prévia da fatura de energia sem energia solar, com energia solar nas regras antigas e com energia solar levando em consideração a Lei 14.300/2022. Clique aqui para saber mais.
Com a finalidade de ajudar você a atender melhor o seu cliente para ofertar seu projeto fotovoltaico, você precisará inserir poucos dados para que a planilha cálculo tudo automaticamente, fatura de energia e também viabilidade econômica do investimento, sempre fazendo comparativos entre a antiga e a nova tarifação, apresentando um resultado didático, de confiança e assertivo ao seu cliente.
Evento em Campinas (SP) ensinará a calcular viabilidade com a Lei 14.300
E tem mais, um bônus embutido na planilha. Todos sabem que o grande vilão da fatura de energia é o ar condicionado, então para isso foi cadastrado o consumo de alguns ares-condicionados para ser possível prever o aumento de consumo do seu cliente e considerar esse aumento na nova fatura de energia.
Por fim, é necessário ter em mente sobre as novas regras de tarifação é que de forma alguma elas tornarão a energia solar fotovoltaica inviável, ela fez o que os consumidores estavam necessitando que é segurança jurídica.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.