A Neoenergia Pernambuco e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), inauguraram, na última segunda-feira (26), uma usina solar instalada na sede da entidade, localizada em Recife.
O sistema possui 97,2 kWp, com uma geração anual estimada em 154 MWh/ano. A iniciativa proporcionará uma redução do consumo anual em cerca de 36,8%.
As obras tiveram uma duração de oito dias e, no total, foram instalados 180 módulos fotovoltaicos, em uma área aproximada de 360 m². Cada painel possui uma potência de 540 Wp.
“Este projeto é muito importante para a Neoenergia Pernambuco, pois esta foi a primeira unidade da AACD construída no Brasil. Contribuir com o serviço de excelência que a Associação presta aos pernambucanos é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou João Paulo Rodrigues, diretor de Relacionamento Institucional da Neoenergia.
“É através da generosidade de empresas como a Neoenergia que permanecemos levando qualidade de vida para os nossos pacientes. Mesmo com a pandemia, entregamos em torno de 78 mil atendimentos por ano. E são mais de 1000 produtos entregues na nossa oficina ortopédica por mês”, disse Luciana Martins, gerente administrativa da AACD.
“Nosso faturamento no centro de reabilitação é 100% SUS e esta tabela não é reajustada há mais de 14 anos. Por isso a importância dessas parcerias. Só no início de funcionamento da usina solar, esse projeto já viabilizou 320 atendimentos”, ressaltou.
A relação do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco com a AACD não começou neste ano. Em 2021, a distribuidora substituiu cerca de 80 lâmpadas e 25 luminárias ineficientes por novas, de LED, na área interna do hospital e no estacionamento da unidade de saúde.
A ação junto à AACD não é uma ação isolada da Neoenergia Pernambuco. A mesma já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do estado e construiu usinas em locais como TRF-5, Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Hospital da Mulher do Recife, Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, Fundação Terra, entre outros.