A petrolífera Equinor anunciou, em nota divulgada nesta terça-feira (15), que vai destinar mais de 50% dos aportes para geração de energia renovável até 2030. Atualmente, o segmento corresponde por 4% do portfólio da empresa.
A companhia, que tem como meta se tornar neutra em carbono até 2050, disse que espera investimentos brutos em fontes sustentáveis de US$ 23 bilhões de 2021 a 2026 – atingindo uma capacidade instalada de 12-16 GW nos próximos dez anos.
“Esta é uma estratégia de negócios para garantir a competitividade de longo prazo em um período de profundas mudanças nos sistemas energéticos, à medida que a sociedade caminha para o zero líquido”, afirmou Anders Opedal, CEO da Equinor.
Saiba mais: Empresas norueguesas investem no RN para instalação de usina solar
“Continuaremos reduzindo as emissões e, a longo prazo, a Equinor espera produzir menos petróleo e gás do que hoje, reconhecendo a redução da demanda. O crescimento significativo em renováveis e soluções de baixo carbono aumentará o ritmo de mudança para 2030 e 2035”, destacou Opedal.
Ademais, a empresa ressaltou que a transição energética representa uma oportunidade para criar novas cadeias de valor e mercados. Em 2035, por exemplo, a ambição da mesma é desenvolver a capacidade de armazenar 15-30 milhões de toneladas de CO₂ por ano e fornecer hidrogênio limpo em 3-5 clusters industriais.