Eramet retoma projeto de 24 mil toneladas de lítio ao ano na Argentina

A construção da usina, em parceria com o grupo chinês Tsingshan, começará no 1º trimestre de 2022
Eramet retoma projeto de 24 mil toneladas de lítio ao ano na Argentina
O grupo siderúrgico chinês Tsingshan busca expandir os minerais necessários para VEs (veículos elétricos). Foto: Eramet

A empresa de mineração e metalurgia francesa Eramet anunciou que retomará a construção de sua planta de produção de lítio na Argentina por meio de uma parceria com o grupo siderúrgico chinês Tsingshan, que busca expandir os minerais necessários para VEs (veículos elétricos).

A companhia possui um grande depósito de lítio na província de Salta, na Argentina, mas suspendeu as instalações em abril de 2020 em função da pandemia da Covid-19.

De acordo com o grupo francês, a construção da usina, com produção anual de 24 mil toneladas de lítio, começará durante o primeiro trimestre de 2022 com um comissionamento programado para o início de 2024.

A Eramet afirmou que controlará o projeto com 50,1% de participação e manterá a responsabilidade da gestão operacional, enquanto Tsingshan financiará cerca de US$ 375 milhões de um investimento esperado de US$ 400 milhões em troca de 49,9% de participação.

“Nossa decisão de realizar o projeto de lítio na Argentina está em linha com a dinâmica de forte crescimento do mercado. É um marco importante na implantação de nosso roteiro estratégico, que visa posicionar Eramet como um ator de referência em metais para a transição energética”, disse Christel Bories, CEO do grupo.

Segundo a executiva, a Eramet se tornará, assim, a primeira empresa europeia a operar um sistema de lítio sustentável e de grande capacidade industrial. “Para esta iniciativa com alto potencial de criação de valor, nosso parceiro Tsingshan irá fornecer sua experiência e recursos de financiamento necessários para a implementação da usina”.

“Desde as primeiras fases do projeto em 2019, as equipes têm se mantido altamente comprometidas, preservando os ativos e mantendo relacionamentos sólidos com todas as partes interessadas. Agora estamos prontos para o desenvolvimento da planta nas melhores condições com produção inicial prevista para 2024”, concluiu Christel.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.