Visando atender a uma das premissas do Governo do Ceará, a qual prevê que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e com eficiência energética, uma série de escolas públicas passaram a funcionar no Estado com o uso de sistemas de energia solar em suas dependências.
Em setembro deste ano, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Gentil Barreira, localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza (CE), foi o 17º prédio da rede pública estadual de ensino a receber a instalação de módulos fotovoltaicos.
A solenidade foi comandada pela governadora Izolda Cela (sem partido), ao lado do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; e da secretária-executiva da Educação, Jucineide Fernandes.
A estimativa de economia nas contas de energia elétrica será de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. As obras contam com investimento de R$ 8,8 milhões, com recursos obtidos por meio do Fiee (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará).
Energia solar nas escolas
O projeto de instalação de painéis solares em escolas estaduais é desenvolvido pelo Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), prevê, até o início de 2023, a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões do Estado. Destas, 17 já estão em funcionamento.