A Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba firmaram uma parceria para a construção de cinco usinas fotovoltaicas. Duas plantas terão capacidade aproximada de 100 kWp cada, instaladas nas estações BRT Hiper e BRT Cidadela, e outras três usinas com capacidade de geração aproximada de 45 kWp cada, nos CMEIs Castro Alves, Luís Eduardo Magalhães e União Boca do Rio.
Segundo acordo firmado, as secretarias municipais de Educação e Mobilidade disponibilizarão espaços físicos e infraestrutura mínima nos prédios beneficiados, enquanto a Neoenergia Coelba fornecerá toda a tecnologia e mão de obra especializada. Os investimentos serão de cerca de R$ 1,5 milhão.
Os recursos utilizados para a execução da parceria fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A expectativa é que, a partir do início da operação, os equipamentos devam gerar economia de até 90% nos gastos com eletricidade nestes locais. O termo de cooperação técnica foi assinado entre a Secretaria Municipal de Gestão e a Neoenergia Coelba, com anuência dos gestores das demais pastas.
“O termo de cooperação surge a partir de tratativas entre a secretaria e a Neoenergia Coelba, objetivando a redução das contas de consumo da Prefeitura, fomentando o uso de energia através de fonte limpa e renovável, além do benefício na doação e no consumo, que pode alcançar 90% de redução dos valores pagos. Este termo está alinhado ao Programa Salvador Solar, que estimula o uso de energia solar fotovoltaica na cidade”, explica Hugo Damasceno Ferreira, gerente de Serviços da Secretaria Municipal de Gestão.
O projeto contou com a participação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal.
De acordo com Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, a instalação permite que parte do consumo de energia das estações do BRT e das escolas municipais seja produzido de maneira limpa, renovável e sustentável, ajudando o município e o meio ambiente.
“A Neoenergia tem como um dos pilares de atuação o uso eficiente e limpo da energia elétrica. Também temos como meta anual auxiliar os órgãos públicos a reduzir o consumo em seus prédios”, destacou Ana.
“Ao receber a solicitação da Prefeitura de Salvador para instalar os painéis, a distribuidora já iniciou os estudos de viabilidade, visando fomentar a utilização de fontes energéticas de matrizes renováveis. A análise constatou, então, que essas cinco unidades poderiam receber as placas solares e gerar energia limpa para o exercício das suas funções”, finalizou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.