O último levantamento realizado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) aponta que o estado de São Paulo lidera o mercado brasileiro de VEs (veículos elétricos), com 34% do total de automóveis e comerciais leves emplacados em 2020.
A pesquisa, baseada nos dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), mostra que dos 19.745 eletrificados comercializados de janeiro a dezembro do ano passado no país, 6.850 foram registrados pelo Detran paulista.
Esse resultado é quatro vezes superior ao de Minas Gerais, que ocupa o segundo lugar no ranking por estados, com 1.616 unidades (8% do total).
O levantamento considerou automóveis e comerciais leves híbridos não plug-in (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos totalmente a bateria (BEV). Não foram considerados ônibus, caminhões e VEs levíssimos (como e-bikes, scooters, patinetes, motos, etc).
Leia mais: Eletropostos crescem 50% em quatro meses no Brasil
Estados
Dez dos 26 estados da federação (mais o Distrito Federal) concentraram, no ano passado, 81% das vendas de veículos leves eletrificados no Brasil em 2020 (16.071 sobre o total de 19.745).