O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a Ecori Energia Solar promoveram, na última quarta-feira (07) em Brasília (DF), um evento para capacitar suas equipes e definir uma normativa técnica para mitigar os riscos de incêndio e choque elétrico, assim como aprimorar algumas técnicas de combate a incêndio em sistemas fotovoltaicos.
Realizado na Academia de Bombeiro Militar Cel. Osmar Alves Pinheiro, o encontro contou com a presença de 350 pessoas entre militares, estudantes da corporação e convidados.
“Desde o início, optamos por trabalhar com equipamentos da APsystems e da SolarEdge, e mais recentemente também com os otimizadores da Huawei, com a tecnologia MLPE, o que deixa clara a nossa preocupação com segurança”, destacou João Souza, responsável técnico da Ecori.
Para o Hugo Leonardo, 3º Sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a capacitação é fundamental para a corporação. “Segurança é uma palavra-chave quando o assunto é energia solar. Com o crescimento das renováveis é essencial que todos os profissionais estejam preparados para atuar em incêndios e choques elétricos em sistemas fotovoltaicos.”
“Segurança é um valor inegociável para nós da Ecori, tanto que não abrimos mão de fazer, durante o ano todo, treinamentos sobre as tecnologias e os componentes que utilizamos em nossas soluções, sempre trazendo o tema segurança e monitoramento, tirando dúvidas, falando de novidades”, enfatizou João Souza.
Capacitação
O treinamento teve uma parte prática com a simulação de arco elétrico em corrente contínua, que foi conduzida por João Souza, além da apresentação de carros elétricos e inversores.
Na parte teórica, a capacitação contou com palestras sobre mobilidade elétrica, ministrada por Bruno Kikumoto, diretor do Canal Solar, e arcos elétricos, por Souza. Além disso, trouxe a visão dos fabricantes nos mercados, com Maurício Ritter, da SolarEdge, e Mariani Pereira, da APsystems.