O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal promoveu, na última terça-feira (18) em parceria com a Enphase Energy, um workshop sobre segurança contra incêndio em VEs (veículos elétricos) e sistemas fotovoltaicos.
O evento, realizado no Auditório José Nilton Matos, em Brasília, contou com a presença de 250 bombeiros treinados, que acompanharam a palestra do capitão Richard Birt, profissional do setor que trabalhou durante 30 anos no Las Vegas Fire and Rescue e fundador do SAFE (Solar And Fire Education).
Ao longo do discurso, ele fez uma introdução aos fundamentos de todos os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, como inversores e microinversores, por exemplo, e como os bombeiros têm que agir caso veja uma residência ou comércio em chamas, trazendo diferentes cenários de aplicação.
Além disso, comentou sobre o AFCI (sistema de interrupção para falha de arco elétrico), que fornece uma garantia confiável para a segurança da usina contra arcos elétricos, que são a principal causa de incêndio das plantas de energia solar.
Birt ainda destacou a importância do rapid-shutdown – sistema de desligamento rápido. Como o nome sugere, realiza o rápido desligamento dos painéis solares em caso de falha, garantindo assim a segurança das equipes de primeiros socorros.
“Tivemos o prazer de ter conosco o capitão Richard Birt, maior especialista em proteção e combate a incêndios em estruturas fotovoltaicas e baterias. Foi muito positivo, é uma agenda que está se consolidando no mundo inteiro e precisamos ter esse conhecimento para tornar não só a atividade mais segura como a sociedade”, disse o tenente coronel Thiago John, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
AFCI e rapid shutdown: como melhorar a segurança dos sistemas FV