A flexibilidade e a disponibilidade de energia limpa tornaram a fonte solar uma aliada das forças armadas. Durante a Operação Guararapes, em um exercício de adestramento em curso no Comando Militar do Nordeste, o Exército brasileiro testou pela primeira vez seu protótipo de Módulo de Energia de Campanha (MEC) com emprego em condições operacionais.
O pequeno sistema fotovoltaico, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército, possui autonomia para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, tanto na tensão 127 V como 220 V e dispensa a conexão com a energia da concessionária.
Segundo o Exército, a iniciativa teve como objetivo permitir a definição de critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares, buscando, assim, minimizar impactos ambientais durante o emprego da tropa.
A Operação Guararapes é o maior exercício de adestramento do Nordeste e promete ser um marco na história das operações militares brasileiras. O objetivo principal é aprimorar as habilidades e estratégias das forças armadas brasileiras.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.