O armazenamento de energia por baterias tem ganhado espaço ao passo que os preços das baterias diminuem. Segundo dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de baterias de íons de lítio caiu mais de 75% entre 2010 e 2018, sendo a segunda tecnologia que mais se barateou no setor elétrico mundial.
Apostando na expansão deste mercado, a distribuidora Aldo Solar fechou um contrato de distribuição com a Dyness, empresa especializada em soluções high-tech para soluções de armazenamento por baterias, para distribuir as baterias de íons de lítio.
Para Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar, a parceria firmada impulsiona o mercado de energia solar. “A parceria de distribuição com a Dyness, ampliará a oferta de sistemas de armazenamento de energia por baterias de íons de lítio e reforça nosso compromisso de estar sempre à frente com os melhores parceiros e produtos. Com soluções cada vez mais acessíveis, queremos oferecer aos consumidores, maior liberdade e autonomia na geração de energia solar em geração distribuída, consolidando a realização do sonho de apoiar a diversificação da matriz elétrica de nosso país”.
Para Allen Lei, diretor global de relações comerciais da Dyness, a empresa tem objetivos ambiciosos para o Brasil. “Queremos impulsionar o mercado de armazenamento no país, oferecendo aos distribuidores e consumidores alternativas econômicas para armazenamento de energia renovável com soluções de alta qualidade e sistema, capacitação e serviço de pós-venda de alto nível”.
Vantagens das baterias
As baterias são usadas como backup, seja para viabilizar o consumo nos horários de pico, para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento ou para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica. Elas dão maior liberdade e autonomia aos consumidores e contribuem para e ampliação da participação da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira.
A Dyness está operando no país por meio da ION ENERGIA para suporte aos consumidores e parceiros locais, e organiza a inauguração da subsidiária Dyness Brasil ainda no 1º semestre deste ano, com uma equipe local para apoiar as vendas, pós-venda e soluções.