Nos arredores de uma pequena cidade no oeste da Alemanha, localizada na fronteira com a Holanda, uma fábrica de processamento de aspargos abandonou sua dependência do diesel e está usando energia limpa para alimentar suas operações.
No local, foi instalada uma solução híbrida, que integra solar e armazenamento de energia em contêiner de 450 kW, equipado com três inversores híbridos all-in-one ATESS 150kW HPS paralelos e ATS (chave de transferência automática).
De acordo com a fabricante, a fábrica obteve um ganho de 90% de independência energética com sete horas de energia de reserva. “Já temos esse sistema há um ano e estamos muito satisfeitos com ele, pois podemos gerar quase toda a energia de que precisamos por meio da solar”, disse Alexander Willemsen, proprietário da fábrica.
“Também estamos fazendo bem ao meio ambiente e economizando o custo da eletricidade, que normalmente seria retirada da rede elétrica”, ressaltou.
Desde a instalação do projeto, o equipamento de processamento e as instalações da cadeia de frio na fábrica de aspargos podem operar sem interrupções. Além disso, todos os eletrodomésticos e iluminação da área de escritórios, bem como dos dormitórios para 80 funcionários, são alimentados pelo sistema de armazenamento de energia ATESS.
“A temporada [de cultivo de aspargos] vai de abril a junho, que é quando precisamos de mais eletricidade. Por isso, decidimos instalar uma grande planta solar”, destacou Willemsen. “Nós usamos 896 painéis de 500 Wp, além de um grande sistema de armazenamento da ATESS, que nos atende dia e noite”.
“Tudo está funcionando muito bem e só precisamos fazer alguns pequenos ajustes nas configurações para que tudo funcione perfeitamente. Não poderíamos estar mais felizes”, concluiu o proprietário.
Sobre a fábrica
A fábrica é de uma empresa familiar de quarta geração, especializada na colheita e embalagem de aspargos brancos e verdes. A mesma fica em um local remoto que tem serviço limitado da rede elétrica.
Em 2020 e 2021, o empreendimento expandiu sua área de cultivo de aspargos de 10 hectares para mais de 100 hectares, e construiu novos pavilhões de produção que permitem o manuseio de 750 mil kg de aspargos brancos e 150 mil kg de aspargos verdes anualmente.
Historicamente, a empresa dependia de geradores a diesel, cujo funcionamento era caro e inadequado para atender às necessidades de energia da fábrica, que inclui a unidade de produção e escritórios de vendas e administração.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Parabéns Mateus pela matéria.
Sugiro aprofundar mais, divulgando as informações técnicas com detalhes.