As fabricantes de rastreadores fotovoltaicos Arctech Solar, Array Technologies, GameChange Solar, IDEEMATEC, Nextracker, PVH, Soltec e TrinaTracker aprovaram a compatibilização de seus produtos com painéis solares de células de 210mm de potência ultra-alta.
“As aprovações para a compatibilização entre painéis e rastreadores por parte das empresas demonstram o reconhecimento das mesmas do alto valor e sólido apoio por trás dos painéis de célula de 210 mm, em termos de promover uma colaboração completa, que facilitará a paridade com a rede em um nível global”, afirmou a Trina Solar em nota.
Ademais, a fabricante afirmou que a compatibilidade com painéis de potência ultra-alta também aumentará a importância do sistema de rastreadores e contribuirá com a redução de custos nos mais diversos cenários.
Ainda de acordo com a nota da Trina, os painéis com um design de baixa voltagem podem realizar um maior string, reduzindo o número de strings, o valor de cabos PV CC e o LCOE, enfatizando os ganhos na área de geração de energia e vantagens de custo de módulos de alta-potência.
“Além disso, painéis de baixa voltagem facilitam a redução de área no design de sistema, reduzindo consequentemente o BOS (equilíbrio de sistema) do rastreador. Os custos com mão de obra também podem cair quando a quantidade de rastreadores diminui. Ou seja, a combinação dos trackers com os painéis alcançará uma geração de potência alta, com custos baixos e perdas minimizadas”, acrescentou a fabricante em nota.
A empresa destacou também que, além de aumentar o valor do sistema, a compatibilidade dos rastreadores com painéis de células de 210mm aumenta a cooperação mutuamente benéfica presente na indústria.