Diariamente, surgem dezenas de fake news envolvendo diversos assuntos, mas nesta sexta-feira (9) o alerta é para uma notícia falsa que tem sido divulgada durante a semana em grupos de WhatsApp e redes sociais, citando o Canal Solar para corroborar com a informação falsa.
Diversos prints de tela, mencionando o Diário Solar – newsletter diária do Canal Solar -, traz nomes de empresas que, supostamente, estão sendo investigadas pela operação Black Flag, deflagrada pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, no dia 30 de agosto.
As imagens compartilhadas mostram telas de resultados de pesquisa do termo “Receita Federal” do Jusbrasil, site que reúne informações acerca de andamentos e publicações de processos judiciais em todos os tribunais e diários oficiais do país.
Uma das empresas citadas nestas mensagens falsas é a Bono Energias Renováveis, empresa de engenharia especializada em sistemas de geração solar fotovoltaica. De acordo com a companhia, o compartilhamento destas informações falsas está prejudicando negociações e difamando a empresa.
Por este motivo, a Bono emitiu uma nota de esclarecimento informando que “todos os processos judiciais em que a Bono figura como parte, são relacionados a ações tributárias em que a Bono é a própria autora, visando a recuperação de créditos, lícitos e na forma da lei”.