Faro Energy recebe R$ 105,8 milhões para construir usinas de GD no Brasil

Parceria com Santander estrutura financiamento de “Título Verde” para construção de 22 centrais solares

A Faro Energy e o Santander estruturaram um financiamento de R$ 105,8 milhões para a instalação de 22 centrais fotovoltaicas em sete estados brasileiros (Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Norte e Distrito Federal).

O acordo, firmado na modalidade project finance, utilizada para o desenvolvimento de grandes investimentos de infraestruturas, onde o fluxo de caixa gerado pelo projeto é a principal fonte de pagamento do serviço e da amortização do capital de terceiros, foi avaliado e certificado pelo Bureau Veritas como uma operação de “Título Verde” de acordo com os critérios da Climate Bond Initiative.

A transação é um dos maiores financiamentos do setor de GD (geração distribuída) apenas com garantias dos próprios projetos, em uma estrutura conhecida como non-recourse – sem onerar o balanço do acionista do projeto – utilizada internacionalmente.

Ao todo, os projetos preveem gerar 68 mil MWh anualmente. É estimado que os projetos criem empregos diretos e indiretos, com a qualificação de mão de obra local, tanto na fase de construção, quanto na fase operacional.

Ainda de acordo com a Faro, a proximidade com o consumidor final permitirá uma redução de perdas no transporte de energia elétrica de quase 10 mil MWh/ano, aliviando o sistema de transmissão de energia.

Segundo Pedro Araújo Mateus, CEO da Faro, este é o maior título verde da empresa e um dos maiores do Brasil em geração solar distribuída. “Realizar uma operação desta dimensão é muito importante para a Faro Energy e para o setor como um todo, o que demonstra que é possível fazer grandes emissões de dívida desde que tenhamos contratos bem estruturados com os nossos clientes, além de grande rigor técnico na construção e operação dos projetos”, comentou.

“Esta operação é um marco importante nesse sentido, e reflete o crescente interesse do mercado em dar maior escala às tecnologias de geração distribuída”, afirmou Mark Laabs, CEO da Modern Energy, empresa controladora da Faro Energy.

Picture of Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.