Este artigo é para quem está começando no mercado fotovoltaico, mas pode surpreender instaladores já experientes. O tradicional parafuso de cabeça martelo vem sendo substituído por diversos fabricantes de soluções para fixação.
Uma desvantagem conhecida do parafuso com cabeça martelo é que, em alguns casos, quando a ranhura do trilho não é perfeitamente ajustada, a cabeça do parafuso pode sofrer uma rotação durante o processo de montagem, o que não proporciona uma boa fixação.
Uma das soluções propostas no mercado é o uso de um parafuso com cabeça cilíndrica, do tipo allen, associado a uma presilha retangular com furo roscado, fazendo a função de uma porca invertida.
A inversão acima mencionada refere-se à posição da porca. Enquanto na solução com parafuso martelo a porca é montada por cima, na solução com parafuso cilíndrico o elemento que faz a função da porca é montado na parte de baixo, dentro da ranhura.
Perfil de alumínio
Cada solução de fixação requer um perfil de alumínio especialmente desenhado. Um exemplo é o perfil de alumínio anodizado produzido pela BelEnergy, ilustrado na figura abaixo. A fixação dos suportes de telhado ocorre através do canal lateral do perfil, enquanto a fixação dos grampos é feita no canal superior.
Elementos de fixação
Na figura abaixo observamos o diferencial desta solução de fixação, que consiste no conjunto de parafuso de cabeça cilíndrica e furo roscado. A cabeça cilíndrica do parafuso, do tipo allen, proporciona facilidade de manuseio e boa capacidade de torque.
Enquanto isso, a presilha de furo roscado encaixa-se perfeitamente na ranhura do trilho, permitindo uma montagem tranquila e sem o risco de rotação do elemento de fixação no interior da ranhura. Na figura abaixo é possível observar como é feito o posicionamento da presilha no interior da ranhura do perfil de alumínio.
Na figura abaixo é possível observar como é feito o posicionamento da presilha no interior da ranhura do perfil de alumínio.
Os parafusos são fornecidos juntamente com as peças de fixação (grampos, suportes etc). Para a fixação destes parafusos o instalador deve utilizar uma chave allen de 6 mm. Pode ser utilizada uma chave manual ou pode-se recorrer ao auxílio de uma parafusadeira, conforme mostram as imagens abaixo.
Na solução da BelEnergy, que consultamos para elaborar este artigo, por exemplo, os parafusos têm as medidas M8X25 e M8x45. O parafuso menor (M8X25) é utilizado junto aos suportes de telhado e grampos finais. O parafuso maior (M8X45) é utilizado para fixação do grampo intermediário no perfil.
Na solução da BelEnergy, que consultamos para elaborar este artigo, por exemplo, os parafusos têm as medidas M8X25 e M8x45. O parafuso menor (M8X25) é utilizado junto aos suportes de telhado e grampos finais. O parafuso maior (M8X45) é utilizado para fixação do grampo intermediário no perfil.
Suporte “pé em L” com haste solar
Figura 5: Pé em L com Haste
Este suporte é utilizado para fixação sobre a telha. Normalmente, em telhas de fibrocimento. Porém pode ser uma solução para telhas de cimento também.
3 respostas
Gostei bastante deste conteúdo.
Bom dia,
Este sistema é bom para a operação de montagem propiciando encaixe perfeito da ferramenta de aperto.
O único problema que vejo na utilização deste tipo de parafuso é o acúmulo de sujeira no interior do sextavado que ao longo do tempo pode acelerar a oxidação, principalmente se o parafuso for feito com um aço inoxidável de baixa liga de cromo.
Caso a estrutura sofra uma carga de vento o parafuso pode partir.
Liga de aço inoxidável com baixo teor de cromo não é totalmente imune de oxidação.
Eu não classifico este problema com um grau de criticidade alto, principalmente se o projeto e a montagem forem bem-feitos, a necessidade de manutenção futura será baixíssima.
Bom produto