Fox ESS lança BESS de 215 kWh para aplicações C&I 

Produto é composto por quatro baterias refrigeradas a água e possui BMS integrado
3 minuto(s) de leitura
Fox ESS lança BESS de 215 kW para aplicações C&I 
G-MAX, nova solução da empresa para o setor. Imagem: Fox ESS/Divulgação

A Fox ESS lançou para o mercado fotovoltaico um BESS (Battery Energy Storage System) de 100 kW / 215 kWh, voltado para atender às necessidades das UCs (unidades consumidoras) em alta tensão.

O produto, denominado G-MAX, é projetado para ser conectado à rede trifásica de 380 Vac (corrente alternada) e é composto por quatro baterias refrigeradas a água. Além disso, inclui um BMS (Sistema de Gerenciamento de Bateria) integrado; pesa 2.500 kg; tem garantia de 10 anos; e está equipado com um sistema de detecção de incêndio interno.

“Uma característica importante é sua capacidade de comunicação com um EMS externo (Sistema de Gerenciamento de Energia) por meio de Modbus ou TCP/IP”, destacou a empresa.

Na modalidade on-grid é possível conectar até 10 unidades em paralelo, enquanto na modalidade off-grid são permitidas até cinco unidades, proporcionando flexibilidade para atender às necessidades específicas de cada aplicação.

Funcionalidades

A solução G-MAX oferece três funcionalidades principais: redução de picos de demanda, balanceamento de carga e backup de emergência. Na função de redução de picos de demanda, o sistema de baterias é carregado durante os períodos fora de pico, quando a energia é mais barata.

Durante os períodos de pico, quando a eletricidade é mais cara, ele libera a energia armazenada, ajudando a gerenciar os custos e evitando penalidades por consumo excessivo em horários de ponta (HP).

“Isso é essencial para consumidores do Grupo A, cuja tarifação é baseada tanto no consumo de energia nos horários de pico e fora do horário de pico, quanto na demanda de potência contratada, que tem tarifas mais altas durante os picos”, explicou a companhia.

Backup

Segundo a Fox ESS, o BESS desempenha um papel fundamental na estabilização do uso de energia, armazenando eletricidade durante períodos de baixa demanda e liberando-a quando necessário. “Em situações de interrupção energética, o sistema pode oferecer um backup essencial para manter operações críticas funcionando de maneira ininterrupta”.

Além das soluções de backup fora de rede, o BESS é capaz de suportar uma variedade de soluções híbridas para uso comercial, industrial e agrícola. “Isso inclui economias substanciais por meio do armazenamento de energia excedente, autonomia energética aprimorada e estabilidade operacional por meio da aplicação de conceitos como Time Shift (deslocamento do horário de consumo), aproveitamento de clipping e outras estratégias avançadas de gerenciamento de energia”, ressaltaram.

Sobre a Fox ESS

O Grupo Tsingshan, empresa com um faturamento anual de US$ 55 bilhões, é um dos acionistas proeminentes da Fox ESS – unicórnio avaliada em US$ 1,38 bilhão na Bolsa de Valores de Hong Kong. Dentro deste conglomerado, destaca-se a REPT BATTERO, classificada como a terceira maior fornecedora mundial de baterias de lítio em 2023, de acordo com o ranking da Infolink.

Juntas, a Fox ESS e a REPT BATTERO possuem uma capacidade de produção de 120 GWh por ano de baterias e células. “Esse feito é complementado pela nossa robusta capacidade de produção de inversores, atualmente atingindo 10 GW por ano e projetada para dobrar até o final de 2024, atingindo 20 GW. Ademais, a capacidade total de fabricação planejada está estabelecida para alcançar os 60 GW anualmente”, concluíram.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

  1. Excelente, notícia sobre esse sistema de armazenamento de energia que certamente terá muitas oportunidades de aplicações nos setores comercial e industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.