A Fox ESS lançou para o mercado fotovoltaico um BESS (Battery Energy Storage System) de 100 kW / 215 kWh, voltado para atender às necessidades das UCs (unidades consumidoras) em alta tensão.
O produto, denominado G-MAX, é projetado para ser conectado à rede trifásica de 380 Vac (corrente alternada) e é composto por quatro baterias refrigeradas a água. Além disso, inclui um BMS (Sistema de Gerenciamento de Bateria) integrado; pesa 2.500 kg; tem garantia de 10 anos; e está equipado com um sistema de detecção de incêndio interno.
“Uma característica importante é sua capacidade de comunicação com um EMS externo (Sistema de Gerenciamento de Energia) por meio de Modbus ou TCP/IP”, destacou a empresa.
Na modalidade on-grid é possível conectar até 10 unidades em paralelo, enquanto na modalidade off-grid são permitidas até cinco unidades, proporcionando flexibilidade para atender às necessidades específicas de cada aplicação.
Funcionalidades
A solução G-MAX oferece três funcionalidades principais: redução de picos de demanda, balanceamento de carga e backup de emergência. Na função de redução de picos de demanda, o sistema de baterias é carregado durante os períodos fora de pico, quando a energia é mais barata.
Durante os períodos de pico, quando a eletricidade é mais cara, ele libera a energia armazenada, ajudando a gerenciar os custos e evitando penalidades por consumo excessivo em horários de ponta (HP).
“Isso é essencial para consumidores do Grupo A, cuja tarifação é baseada tanto no consumo de energia nos horários de pico e fora do horário de pico, quanto na demanda de potência contratada, que tem tarifas mais altas durante os picos”, explicou a companhia.
Backup
Segundo a Fox ESS, o BESS desempenha um papel fundamental na estabilização do uso de energia, armazenando eletricidade durante períodos de baixa demanda e liberando-a quando necessário. “Em situações de interrupção energética, o sistema pode oferecer um backup essencial para manter operações críticas funcionando de maneira ininterrupta”.
Além das soluções de backup fora de rede, o BESS é capaz de suportar uma variedade de soluções híbridas para uso comercial, industrial e agrícola. “Isso inclui economias substanciais por meio do armazenamento de energia excedente, autonomia energética aprimorada e estabilidade operacional por meio da aplicação de conceitos como Time Shift (deslocamento do horário de consumo), aproveitamento de clipping e outras estratégias avançadas de gerenciamento de energia”, ressaltaram.
Sobre a Fox ESS
O Grupo Tsingshan, empresa com um faturamento anual de US$ 55 bilhões, é um dos acionistas proeminentes da Fox ESS – unicórnio avaliada em US$ 1,38 bilhão na Bolsa de Valores de Hong Kong. Dentro deste conglomerado, destaca-se a REPT BATTERO, classificada como a terceira maior fornecedora mundial de baterias de lítio em 2023, de acordo com o ranking da Infolink.
Juntas, a Fox ESS e a REPT BATTERO possuem uma capacidade de produção de 120 GWh por ano de baterias e células. “Esse feito é complementado pela nossa robusta capacidade de produção de inversores, atualmente atingindo 10 GW por ano e projetada para dobrar até o final de 2024, atingindo 20 GW. Ademais, a capacidade total de fabricação planejada está estabelecida para alcançar os 60 GW anualmente”, concluíram.
Uma resposta
Excelente, notícia sobre esse sistema de armazenamento de energia que certamente terá muitas oportunidades de aplicações nos setores comercial e industrial.