O investimento em programas de sustentabilidade integrando assinatura de energia solar, sistemas inteligentes de monitoramento e controle de consumo para eficiência energética têm sido recorrente entre as franquias de alimentação.
Entre elas, estão as unidades do Spoleto, China in Box e Subway que atuam na Baixada Santista, em São Paulo. De acordo com as empresas, a conta de energia gira em torno de R$ 5 mil a 10 mil por mês e, com o investimento nestes programas, a economia chega a aproximadamente 15%.
Além da redução no custo com a conta de luz, o investimento reforça o interesse dos pequenos comércios em trabalhar com base em uma “agenda verde”.
Hoje, uma das empresas que ofertam o serviço de assinatura de energia solar no estado paulista é a Sun Mobi, enertech especializada na geração remota de eletricidade limpa e renovável. O modelo de negócio da empresa permite que o consumidor adquira o serviço da mesma maneira como é feito com a Internet e TV a Cabo.
Para isso, a Sun Mobi administra usinas fotovoltaicas localizadas nas cidades de Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP) e que estão conectadas no sistema de distribuição da CPFL Piratininga, que atende 27 cidades do Interior de São Paulo e Baixada Santista.
Segundo a companhia, atualmente cerca de 400 unidades consumidoras do estado paulista, com grande maioria de pequenas e médias empresas, contam com seu serviço de assinatura de energia solar.
“É uma opção para consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou ainda que não tenham condições de fazer investimentos num sistema fotovoltaico”, explica Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.
Ele ainda destaca que os consumidores têm alívio na conta de luz por dois motivos. “Primeiro, fazem gestão ativa do seu consumo com os sensores e informações disponibilizadas pela Sun Mobi e, depois, pela não incidência das famigeradas bandeiras tarifárias nas contas de energia dos clientes da empresa”.
Bueno ainda destaca que a meta da empresa é ousada para os próximos anos. “Temos dobrado nossa base de clientes a cada dois anos e esperamos chegar a 6 mil consumidores atendidos nos próximos três anos”, acrescenta.