As usinas solares de GC (geração centralizada) já trouxeram mais de R$ 44 bilhões em novos investimentos para o Brasil na última década, segundo levantamento divulgado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
O estudo da entidade também aponta que, neste mesmo período, o segmento foi responsável por gerar mais de 304,1 mil empregos ao país e por capitalizar mais de R$ 16 bilhões em arrecadação para os cofres públicos municipais, estaduais e da União.
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da ABSOLAR, o crescimento acelerado da energia solar é uma tendência mundial. O executivo também lembra que até 2017 as grandes usinas solares possuíam uma participação muito pequena da matriz elétrica nacional.
Atualmente, as usinas fotovoltaicas de grande porte somam mais de 10 GW de capacidade operacional. Somente no primeiro semestre, mais de 60 empreendimentos entraram em operação comercial no país.
“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, o que abre uma enorme possibilidade para a produção do hidrogênio verde mais barato do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias sinérgicas, como o armazenamento de energia e os veículos elétricos”, disse Koloszuk.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.