O volume produzido em painéis solares instalados em GD (geração distribuída) já corresponde por 4,3% de todo o consumo do mercado regulado, segundo um levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) à Agência Reuters.
De acordo com os números, no primeiro semestre deste ano, as usinas instaladas em residências, comércios e indústrias produziram 1.828 MW médios, um crescimento de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A CCEE considera que todo esse volume gerado foi consumido, correspondendo aos 4,3% do consumo total de 42.600 MW médios no mercado regulado no período.
“De um lado temos a demanda crescente da sociedade por mais sustentabilidade e do outro, um apetite grande dos investidores, tornando esse mercado ainda mais atrativo”, disse o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.
Potência instalada
.Já em capacidade instalada, a GD solar atingiu 11.315 MW no país. A potência alcançada na primeira metade do ano representa uma adição de mais de 2 GW frente aos 9 GW do fim de 2021, evidenciando a adoção acelerada de uma tecnologia que, há quatro anos, não havia nem ultrapassado a marca de 1 GW
Segundo Altieri, a GD solar tem se tornado cada vez mais relevante na matriz nacional e continuará ampliando sua representatividade ao longo dos próximos anos.
Geração centralizada
O presidente do Conselho de Administração da CCEE avalia ainda que a energia solar também vem crescendo através da geração centralizada fotovoltaica.
No primeiro semestre, esses projetos produziram 1.207 MW médios de energia, cerca de 64% acima no comparativo anual.
“As grandes fazendas solares também estão atrás da geração distribuída em potência, somando pouco mais de 5 GW no país”, finalizou.