A Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) aderiu ao modelo de geração compartilhada como alternativa para as unidades operacionais de baixa tensão da PJF (Prefeitura de Juiz de Fora) e pode resultar em uma redução de 21,5% na conta de luz, a partir de junho.
O processo foi iniciado no final de 2023 e pode gerar uma economia anual de R$ 1,5 milhão para a Cesama.
Outro destaque dessa mudança é a ausência de investimento por parte da companhia. “Se fôssemos optar pela geração de energia própria, teríamos um alto gasto com implantação, manutenção e segurança dessas estruturas”, afirmou o gerente de automação e eficiência energética, Sérgio Queiroz.
O gerente comentou que após a instalação nas unidades de baixa tensão, a previsão é dar continuidade para implantar também nas de média tensão.
“Atualmente, temos 184 elevatórias de água e 15 de esgoto, destas 199 unidades operacionais, apenas 24 são de média tensão que, apesar de serem em menor quantidade, consomem muito mais energia”, contou o engenheiro.
A previsão é implementar o modelo em todas as unidades de média tensão até 2025. Com essa mudança, o impacto nas contas de luz da companhia “será ainda mais significativo”, completou Queiroz.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.